Gestão do Conhecimento na pequena e média empresa com Laura Gallucci Gregorio Ivanoff e Fernando Fukunaga from paolatucunduva on Vimeo.
Durante o programa tivemos muitas contribuições, e uma delas não conseguimos responder no programa, por isso, aqui está e com a resposta do entrevistado Greg Ivanoff:
Nome: Jean Clecio
E-mail: Goiania-GO
--------------------------------------
Sobre Prática: Propomos aqui na empresa, um pequeno encontro quinzenal (inicialmente) para que convidados falem sobre as últimas experiências vividas com temas ligados a área de atuação da empresa. O objetivo é COMPARTILHAR. Depois divulgamos na intranet.
--------------------------------------
Olá Jean,
Obrigado pela sua mensagem e pela indicação da reunião que vocês fazem e registram na Intranet.
Fazemos reuniões quando percebemos que existem ganhos na comunicação e no conhecimento além de tudo que já fazemos para operar a empresa. Registrar as reuniões também é um passo além do dia-a-dia.
Quando o conhecimento registrado vai além dos muros da empresa e é comunicado também para fora, damos mais um passo.
Na verdade, isto já acontece quando vendemos produtos e serviços que contém o conhecimento de todos os envolvidos.
O conhecimento compartilhado nas operações e nas reuniões, de algum jeito, chega aos produtos e serviços. Um dos caminhos é através da Intranet. Quandro registrado na Intranet, chega a mais gente, que trabalha esse conhecimento e eventualmente decide aplicá-lo nas operações da empresa. Essa aplicação, quando bem sucedida, é transferida para os produtos e serviços e chega ao mercado, aos clientes etc.
Em alguns casos é desejável "disponibilizar" o conhecimento como informação além da Intranet. Isto permite que partes interessadas do mercado possam trabalhar o conhecimento também, e, nesse caso, com resultados que precisam ser mensurados.
Em alguns casos o conhecimento que transcende a empresa volta como demanda pelos produtos e serviços existentes ou por novos produtos e serviços. Em outros volta como produtos e serviços concorrentes. Em todos os casos, a empresa e seus colaboradores sempre avançam pois tornam o conhecimento um aliado das suas operações e estratégias.
Um forte abraço. Greg.
Um comentário:
Parabéns Paola, Laura, Greg e meu amigo Fernando, por ajudarem a desmistificar a Gestão do Conhecimento para os empresários em Geral. Para mim GC tem tudo a ver com o Capital Intelectual de uma organização, que inclui capital estrutural (tecnologia, processos, propriedade intelectual), humano (colaboradores) e relacional (clientes). Este Capital Intelectual é base estratégica para a Inovação, diferenciação, agilidade e competitividade. Fazer GC é estimular a comunicação e facilitar a criação, o compartilhamento e o uso do conhecimento em toda a empresa e dompete à liderança criar a cultura e prover o ambiente apropriado. Abraço a todos, @neigrando
Postar um comentário