Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Empresa Familiar com Adriana Adler

Perpetuar os negócios familiares pelas gerações é um desafio. Equilibrar os interesses e necessidades da empresa, dos sócios e da família é uma arte. Das empresas brasileiras, 70% são familiares, reconhecer as virtudes e riscos e saber tratar negócio como negócio e família como família é a chave para um convívio harmonioso que constrói resultados sustentáveis no tempo. Mas como ter sucesso nessa empreitada? E leia abaixo as perguntas que não tivemos tempo de responder ao vivo.




1)Nome: Judith
E-mail: Bairro Demarchi-SBC
--------------------------------------
trabalhei duro para construir esta empresa, trabalhando 20 horas por dia e agora quero geri-la mais facil. Tenho 3 filhos no negocio. Como faço para escolher um para substituir-me? Estamos em uma epoca e tempo diferentes dos que eu iniciei meu negocio. \"Eu sei que isto e importante, mas eu ignorei por tanto tempo, e quase demasiado tarde para escolher qualquer um?


Judith,
É sempre melhor preparar e planejar uma sucessão. E sem duvida promover a “passagem do bastão” com a sua presença é melhor ainda. O importante é vocês definirem qual é a vontade e vocação da família, de seus filhos e qual é a necessidade da empresa (estratégia). A escolha do sucessor passa por quem tem vocação, competência e legitimidade entre todos (gestores e familiares). É fundamental uma conversa aberta e transparente sobre critérios que nortearão a escolha. Quanto mais coerência tiver entre o que motiva cada um de seus filhos e as atividades que exercem mais chance deles estarem bem consigo, e no comprometimento com a empresa. Todos ganham.

2)Nome: Walkiria
E-mail: Maldonado- Uruguai
--------------------------------------
Sou brasileira e moro em Maldonado aqui tenho uma empresa e sempre pensei que o meu filho seria essa empresa, mas eu acho que ele não pode. Ele e muito bom com numeros, mas não com o povo. O que devo fazer?


Walkiria
O sucesso de uma empresa depende de uma boa liderança. Que passa por competência e vocação. Se ele quiser se desenvolver e se considerarem possível, é um caminho. Outra alternativa é trazer um profissional que possa complementar a sua atividade. De qualquer forma forçar uma situação não é saudável nem para ele, nem para você e tampouco para a empresa. Se for o caso, é melhor criar outros sonhos. O custo de não ter a competência na empresa impacta não só na empresa, mas também nos envolvidos, seja pelas possíveis perdas financeiras, pelo custo de conflitos, e pelos sentimentos que nos tira energia ao invés de potencializar o “estar junto”.


4)Nome: Inacio
E-mail: Formosa- Minas Gerais
--------------------------------------
Vcs poderiam dar Algumas Dicas para o Sucesso da Empresa Familiar ?

Inacio
O sucesso da Empresa Familiar começa com a família entender a diferença entre ser DONO e ser SÓCIO. A família precisa também se profissionalizar, tendo a disciplina e estrutura par tratar dos assuntos de forma separada, tendo espaços e fóruns diferentes para tratar assuntos de família e assuntos da empresa.
É preciso conseguir equilibrar as necessidades dos familiares, sócios e a pressão do mercado. Cada um tem expectativas diferentes, portanto é muito importante ter respeito às escolhas inclusive a de não estar junto. Ter DIALOGO de qualidade para construir uma VISÃO ÚNICA compartilhada dos valores e princípios da família (é bom documentar através de um código de conduto e/ou protocolo da família). Nestas discussões regras claras e transparentes sobre como querem estar juntos, crescer juntos, entrada e saída de membros da família, retirada financeira, papeis e responsabilidades devem ser criadas. E sem dúvida: PLANEJAR (estratégia e sucessão). Surpresas são um dos piores inimigos da Empresa Familiar.



5)Como contratar alguém para o Depto Financeiro sem ser da Familia?
Publicado por Luis Henrique T. Sandrini
Olá a todos. Bom, meu assunto espero que seja interessante. Para mim até hoje é uma dúvida. Acho que não existe uma empresa familiar na qual não começou ou ainda esteja com pessoas da familia tomando conta do depto financeiro.
Aí esta minha dúvida: Como podemos acreditar e delegar esta tarefa para outra pessoa que não esteja neste núcleo familiar?
Notem que não é fácil delegar tarefas de contas a pagar e a receber, sem conferir junto com a pessoa para ver se não houve desvio para outros fins!!!! É complicado!!! Por favor, peço uma ajuda!

Luis Henrique
Começa por acreditar que não podemos fazer tudo sozinhos. As pessoas e a empresa não crescem. A contratação de um profissional passa por primeiro ter clareza do papel que ira exercer e das competências que se precisa. Confiança se conquista, não adianta oferecer uma posição e não dar autonomia, o profissional se frustra e vai embora.
Além disto, muito mais importante do que entender a competência técnica, é conhecer valores e princípios desta pessoa. Estes não podem ser negociados, se não tiverem alinhados com a família dificilmente funcionara. Facilita quando se contrata uma consultoria especializada que pode dar o suporte nesta identificação, além de buscar referencias do profissional no mercado.

Adriana Adler
aadler@coerentia.com.br

Nenhum comentário: