Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Programa 45 - Gestão de Marcas - Luiz Henrique Gagliardi

No dia 29/07 tivemos a presença de Luiz Henrique Gagliardi da empresa AmittiBrasil.

Assista o programa, envie suas dúvidas e comentários e amplie sua visão!


Alma do Negócio 45 - Gestão de Marcas - Luiz Henrique Gagliardi from paolatucunduva on Vimeo.


Veja as perguntas que já recebemos e as respostas do entrevistado:
--------------------------------------
Nome: Hélio Ortiz
E-mail: Mato Grosso

Na gestão de marca vocês trabalham com as escolhas que a empresa deve fazer, por exemplo, ao vincular a marca com algum evento?

- Sim, Hélio: nós orientamos a empresa em todo o seu processo de comunicação com o mercado, selecionando canais, pontos de contato, eventos etc, tudo de acordo com o perfil da marca e após uma criteriosa avaliação. É um passo importante para consolidação da mensagem da marca.

-------------------------------------

Nome: Sandra
E-mail: SP

Quando a marca é o nome ou sobrenome do proprietário ou dos sócios pode dificultar a divulgação do produto?

- Marcas nominais são complicadas de se trabalhar, pois se há algum imprevisto como a saída de um dos sócios, a morte ou falecimento do dono, ocorre algum problema grave que afete a imagem da empresa, isto pode se tornar um grande problema para a empresa.

--------------------------------------

Nome: Leila Bonfim
E-mail: São Caetano

Minha empresa teve suas vendas aumentadas quando comecei a trabalhar com um profissional de gestão da minha marca! Admito que estava um pouco cética, mas os resultados me surpreenderam!

- Pois é Leila: no início, o cliente fica um pouco cético talvez por desconhecer quais serão os benefícios alcançados por meio da Gestão de Marcas. Mas uma vez iniciado o processo, ele começa a se envolver no processo e acaba percebendo as melhorias e resultados comerciais com o decorrer do tempo. Parabéns e boa-sorte com seu negócio!

------------------------------------

Nome: Sérgio Novaes
E-mail: São Paulo

Existem empresas que são mais difíceis do que as outras, no aspecto de trabalhar a gestão de marcas?

- Cada caso é um caso, Sérgio. Assim como cada marca possui suas próprias características. Facilita muito o trabalho de Gestão de Marcas se a empresa em questão puder fornecer o máximo de informações sobre sua atuação: neste caso , a área de marketing deve estar bem municiada destas informações.

-------------------------------------

Nome: Reginaldo Andrade
E-mail: Espírito Santo

Se há uma fusão der empresas, há como fazer a fusão das marcas em uma imagem que traga a força das duas empresas?

- Depende de como estas marcas serão trabalhadas, Reginaldo. Vou citar 2 exemplos que mostram isto. O primeiro é o Itaú-Unibanco. Quando houve a fusão entre os 2 bancos, gradativamente o Itaú foi eliminando a marca do Unibanco do mercado. Outro exemplo é o Ponto Frio e a Casas Bahia. Apesar delas estarem no mesmo segmento, ela atendem a 2 nichos diferentes. Assim elas puderam explorar seus principais diferenciais.

-------------------------------------
Nome: Marcela Ribeiro
E-mail: Sorocaba

O Twitter pode ser um veiculo importante para divulgar marca uma empresa?

- O Twitter pode ser um veículo importante, sim, para o fortalecimento da marca, mas vale lembrar que ele não irá cuidar dos relacionamentos da empresa com seus clientes. A empresa deve destacar um profissional para se dedicar a estes clientes, de modo a não gerar frustração pelo não atendê-los de maneira satisfatória.

--------------------------------------

Nome: Eloisa Rezende
E-mail: São Bernardo

Tem alguns exemplos de empresas que mudaram sua abordagem ao começar a se preocupar com a gestão de sua marca?

- Temos inúmeros exemplos, em diversas áreas, Eloísa: para citar alguns, o Banco Itaú, o Pão-de-Açúcar e a Ambev. Todas estas empresas nacionais se preocupam em aplicar os conceitos de Gestão de Marcas. Geralmente, as marcas que são mais lembradas são aquelas que mais investem e lucram com a gestão de suas marcas.

--------------------------------------
Nome: Sofia Vasconcellos
E-mail: Rio de Janeiro

Vocês trabalham também com a criação de marcas? Como criar uma imagem para a minha marca? As cores influem em algum aspecto?

- Sim Heloísa: criamos marcas, que é um dos resultados do processo que chamamos de Branding. Para criar a imagem de sua marca, eu aconselho que você busque uma agência especializada, pois ela irá trabalhar todos os aspectos necessários à construção de sua marca, desde o nome até a logomarca, determinando o melhor caminho para que você possa extrair o máximo de sua imagem e, desta maneira, possa vender cada vez mais e melhor. As cores influenciam, sim. Veja este site que fala sobre a influência das cores na publicidade: http://www.tci.art.br/cor/publicidade.htm

--------------------------------------
Nome: Cássio Assis
E-mail: São Paulo

Que curso devo fazer se quiser me especializar em gestão de marketing?

- Hoje as principais universidades estão apresentando cursos específicos para gestão de marcas. Antes de escolher a instituição, verifique se o seu foco tende para o design ou para o planejamento. Isto irá lhe auxiliar a tomar a decisão pelo curso correto.

Nenhum comentário: