Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Programa 43 - PNL - Claudio Lara

Alma do Negócio 43 - Programação Neurolinguística com Claudo Lara from paolatucunduva on Vimeo.


Perguntas não respondidas ao vivo:

1. Catarina Mattos (São Caetano do Sul - SP) - Quais são as vantagens de utilizar a PNL?

R.: Catarina, a PNL possui tantas vantagens quanto o ser humano é capaz de ter criatividade. Como ela estuda e modela estratégias de excelência humana, basta saber o que exatamente você deseja aprender a fazer e procurar um dos modelos já disponíveis, ou até criar um novo modelo. Isso é uma vantagem em si, pois você consegue em menos tempo fazer alguma nova coisa, ou melhorar outra.

2. Humberto Pedroso (Rio de Janeiro - RJ) - Quais são os funcionários "alvo" para os quais esse sistema deve ser utilizado?

R.:Humberto, todos os tipos de funcionário estão aptos a usarem esse sistema, e principalmente os do alto escalão, como presidentes e diretores. Não existe um alvo especifico, todos eles possuem um padrão mental e podem melhorar sua performance, e portanto todos dentro de uma empresa podem se beneficiar da PNL.

3. Vanessa Figueira (Salvador – BA) e Fabrício Oliveira (Joinville – SC) - Há algum tipo de curso de PNL no Brasil? Onde posso me informar mais sobre o assunto?

R.: Vanessa e Fabrício, existem sim cursos de PNL no Brasil, e provavelmente você facilmente irá encontrar na própria internet alguns institutos. Recomendo que procure algum que tenha a Certificação da Society of NLP, pois são aquelas que o próprio criador da PNL (Richard Bandler) autoriza e assina os diplomas. Eu mesmo dou cursos em São Paulo, é só entrar no meu site: www.claudiolara.com.br e se informar.

4. Leônidas Cruz (Brasília - DF) - Em quanto tempo posso ver os resultados ao utilizar a PNL na minha empresa?

R.: Leônidas, depende do resultado que está procurando, poderá ser imediato, principalmente nas questões referentes a comunicação interna dos funcionários. E com isso em pouco tempo os clientes também irão notar melhores resultados no atendimento e maior facilidade na hora de comprar seu produto ou serviço, e com isso você terá os resultados financeiros.

5. Giulia Klausinski (Santa Catarina) - Quais são os métodos mais usuais de PNL em empresas?

R.: Giulia, os métodos mais usuais utilizados em uma empresa são aqueles que melhoram a comunicação interna e externa dos funcionários e também de alto escalão. Esses últimos usam métodos de motivação para seus funcionários, e assim conseguem ter um melhor aproveitamento. E em troca os funcionários produzem mais e melhor. Existem também outros métodos como Meta Modelo, que auxilia na coleta da informação do cliente, fazendo com que a venda seja mais direcionada e com menos perda de tempo, e dinheiro.

6. Fernanda Belluzi (Mato Grosso) - Se eu tenho em minha empresa um funcionário com baixa eficácia, utilizando a PNL é possível que ele se transforme em um funcionário mais eficiente?

R.: Fernanda, sim é possível que você melhore seu funcionário, fazendo ele aprender alguma coisa de forma mais rápida ou sabendo exatamente como motivá-lo. O potencial verdadeiro de uma pessoa não esta escrito em pedra, é sempre possível melhorar ainda mais.

7. Oscar Gonzales (São Paulo - SP) - Como eu posso notar que a minha empresa precisa de um profissional de neurolinguística trabalhando conosco? Há algum sinal que indique essa necessidade?

R.: Oscar, como um profissional de PNL estuda e modela a excelência do ser humano, qualquer área que uma empresa queira melhorar poderá ser atendida por um profissional de neurolinguistica. Não se trata apenas de arrumar o que esta dando errado na empresa, mas também criar mais e melhores potencias para ela. Não existe um limite de até onde uma empresa pode ser melhor do que já é. Mas para esse trabalho, não é necessário um profissional de PNL na empresa o tempo todo. Algumas vezes é mais indicado alguém da empresa fazer um curso de formação, para assim voltar para a empresa com as ferramentas necessárias para gerar esse potencial na empresa. Veja que falamos de produtividade, rentabilidade, aumento de vendas e comunicação.

8. Ana Luísa (Santo André - SP) - Quando começou a ser utilizada essa técnica no país? Tem algum caso que você possa nos contar, o caso de uma empresa bem sucedida?

R.: Ana Luísa, a PNL começou a ser utilizada e estudada no Brasil no começo da década de 80, e ela vem se fortalecendo ainda mais nos últimos anos. Casos de empresas bem sucedidas existem muitos, uma empresa que não posso citar nome, que trabalha no ramo de imóveis, após treinar seus corretores com a PNL aumentou em 40% suas vendas no ano seguinte, e mais 15% a cada ano desde então. Também tem empresas na área de varejo de filmes, indústrias e revendedoras de automóveis. Hoje em dia a PNL é requisito fundamental em diversos países europeus, no Japão e nos EUA, sendo utilizada tanto para melhora pessoal, quanto profissional e educacional.

9. Marcos Trevisan (Juiz de Fora - MG) - Quando faço treinamentos utilizando a neurolinguística, posso fazer em grupos de funcionário ou só individuais?

R.: Marcos, os treinamentos podem ser feitos individualmente (em forma de coaching), ou também em grupos maiores. O que normalmente ocorre é a empresa contratando um coaching para alto escalão (presidência, diretoria), e cursos maiores para o restante dos funcionários da empresa. Mas não existe regra quanto a isso.

10. Yara Soares (Paraná) - Qual o gasto médio para utilizar essa tecnologia na minha empresa?

R.: Yara, o gasto médio seria o próprio treinamento de seus funcionários, pode variar muito dependendo que quais resultados você deseja alcançar, ou quantidade de dias de treinamento ou pessoas. O mais fácil seria ligar para podemos conversar e criar algo que possa beneficiar ambas as partes.

11. Rafael (São José dos Campos - SP) - Na minha empresa, eu, que sou um ferrenho pesquisador de novas tecnologias para aumento de eficácia, busquei implementar a PNL e consegui, com sucesso, aumentar a produtividade em 120%.

R.: Rafael, parabéns pelo seu resultado, e não se esqueça que sempre existe campo para melhorar ainda mais.

12. Alana Vicente (Espírito Santo) e Jorge Edon (Votuporanga - SP) - A qual tipo de empresa é recomendada a utilização da programação neurolinguística?

R.: Alana e Jorge, qualquer empresa pode utilizar a PNL, pois em todas elas existem pessoas querendo descobrir seus verdadeiros potenciais. E toda empresa tem como melhorar sua comunicação, os relacionamentos entre os departamentos, a criatividade dos funcionários, a negociação com os fornecedores, a assertividade diante de situações injustas e as vendas, a fidelização e o atendimento de seus clientes.

13. Roger Fontes (São Bernardo do Campo - SP) - Quais as dificuldades que eu posso encontrar ao utilizar a PNL em minha empresa?

R.: Roger, ótima pergunta. A única dificuldade real que existe na implementação da PNL em uma empresa, é quando o alto escalão não muda o modo de agir da empresa em decorrência do treinamento. É a mesma dificuldade que as pessoas tem em aprender alguma coisa nova, o maior medo que existe no ser humano não é o da morte, mas sim o do que é novo. Não largar os antigos hábitos seria a única dificuldade encontrada.

14. Perla (Assunção - Paraguai) - Qual o poder transformador da PNL na educação empresarial? Onde se tem maior resultado? Atuei mais de 10 anos no Brasil na área educacional e agora voltei para a área empresarial.

R.: Perla, qualquer tipo de educação, seja ela para crianças ou adultos, seja ela empresarial ou não, possui um modelo estratégico. Existem modelos desenvolvidos propriamente para isso, gerar um melhor aprendizado, com mais facilidade e agilidade. Normalmente você será capaz de notar maiores resultados quanto maior for o buraco ou a dificuldade, pois o feedback de alguém que já é muito bom será sempre menos visível. Recomendo que você sempre trabalhe naquilo que mais gosta, sempre tenha uma paixão no seu trabalho, mas com o que você faz.

15. Jacqueline Estevam (São Paulo - SP) - Eu tenho um pequeno negócio no varejo, como a PNL poderia me ajudar a melhorar as vendas?

R.: Jacqueline, a PNL pode ajudar na hora de realmente saber atender o cliente, e saber direcionar ele para o que importa. Fazer vendas mais precisas, que durem menos tempo e trabalho. Ajudando a criar fregueses e não apenas compradores.

16. Ghreta (Luxemburgo) - Sou brasileira e moro fora há 10 anos. Se hoje estou aqui é graças a PNL. Sou jornalista brasileira com especial interesse pela Programação Neurolingüística.

R.: Glückwünsche, Ghreta.

17. Júlio Cesar (Campinas - SP) - O que posso fazer para entender melhor e superar o medo?

R.: Júlio, na PNL não tentamos entender medos, ou saber o porquê. Sei de muitas pessoas que sabem como e onde começaram a ter seus medos, e mesmo assim continuam com eles. Procure alguém que saiba e tenha credenciais para ajudar com esse seu medo. Mas a primeira parte é acreditar realmente que é possível não ter mais esse medo, depois pensar sobre o que você vai fazer com o tempo que terá disponível, pois não ficará mais pensando nesse medo. Existe uma técnica que pode ser usada que se chama Cura Rápida de Fobias, e você mesmo poderá fazer em casa. Na internet pode ser encontrada facilmente.

Obrigada a todos que participaram!

2 comentários:

Anônimo disse...

bom dia, gostaria de saber para qual e-mail e aos cuidados de quem posso enviar sugestões de pauta para vocês.
(penso que interesse releases sobre a 25ª MOVIMAT que acontecerá de 3 a 6 de Agosto de 2010 - feira de intralogística)

Fico no aguardo,

Att,

Liane Mota

Bibiana - Goena Comunicação disse...

Ola Liane, tudo bem?

Você enviar sugestões de pauta para o email contato@goena.com.br sempre que achar necessário.

Obrigada pela audiência!

Um abraço!

Bibiana
Goena Comunicação