Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Fazer pesquisa de mercado é caro ou complicado demais para minha empresa? – Parte 1 * por Laura Gallucci

Todas as empresas, independentemente de seu porte ou ramo, podem e devem utilizar pesquisas de mercado, pois sem informação não há como se manter competitivo no cenário atual. Empresas que conhecem a fundo seus mercados têm maiores chances de sobreviver, crescer e lucrar, porque podem atender de forma mais adequada seus clientes atuais e também conquistar novos clientes.

 A pesquisa de mercado é um instrumento fundamental para melhorar a tomada de decisão pela cúpula da empresa, agilizando processos como lançamento de novos produtos, elaboração de planos de comunicação e, consequentemente, trazendo economia e competitividade.


Antes de fazer uma pesquisa, contudo, é importante seguir alguns passos básicos.



*Laura Gallucci - sócia-diretora da FGGE - Flamínio & Gallucci Gestão Empresarial (www.fgge.com.br), consultora de empresas e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

O primeiro passo é definir o que e como será pesquisado. Para fazer isso, a empresa pode realizar uma reunião interna com as pessoas das áreas envolvidas para responder:  
  • O que não sabemos e precisamos/gostaríamos de saber?
  • Que tipo de informação sobre a concorrência, os clientes atuais, os clientes potenciais, os produtos, os serviços, os preços, as tendências tecnológicas etc. nos traria meios para criar uma vantagem diferencial frente à concorrência?
  • Com as informações de que já dispomos na empresa (mesmo que de forma não organizada) conseguiremos entender essas questões ou precisaremos buscar informações fora da empresa?
  • Onde, provavelmente, acharemos essas informações? Fontes de dados secundários (por exemplo, órgãos governamentais, instituições de pesquisa, mídia especializada, bancos de teses e dissertações de universidades etc.) serão suficientes ou teremos que buscar as informações diretamente com os clientes, fornecedores e outros (ou seja, precisaremos de dados primários)?.
Uma vez respondidas as questões acima, sua empresa terá que decidir se vai fazer a pesquisa sozinha, usando pessoas dentro da empresa que tenham capacidade, disposição e tempo para se dedicar ao projeto ou se irá precisar de ajuda externa.

Por enquanto, ficamos por aqui. Enquanto isso, pare, pense e escreva uma lista das informações que facilitariam suas decisões e aumentariam a competitividade da sua empresa.

No próximo mês, você estará mais perto de consegui-las, pois retomaremos o assunto, com dicas para a realização de uma pesquisa com baixo custo e excelentes resultados.

Um comentário:

romeu disse...

Parabéns por mais essa ótima matéria, Paola.

A pesquisa é importante para conhecer o seu consumidor, estreitar os laços entre empresa e seus clientes.

Até escrevi no blog sobre isso, que é simples pesquisar.
( http://romeufriedlaenderjunior.blogspot.com/2009/12/pesquise-e-simples.html )

Abraços