Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Serendipidade, a felicidade do acaso*

Serendipidade é um termo que advém de um conto de fadas persas sobre “Os três príncipes das Serendip”. Serendip (do árabe Sarandíb) é a denominação de um antigo país que já foi chamado de Ceilão e hoje é a Sri Lanka, uma ilha a leste da Índia, na Ásia. O rei de Serendip chamou seus três filhos antes de falecer para transferir o poder e dizer que havia um grande tesouro muito próximo da superfície em suas terras.

Os três príncipes mobilizaram os homens do reino para cavar a terra, mas após anos e anos, não encontraram nenhum tesouro. Mas a terra revolvida resultou nas colheitas mais prósperas de toda a história daquele reino. No lugar do tesouro, tiveram colheitas abundantes.

Muitas descobertas são atribuídas ao acaso, mas muitas, ao fenômeno da serendipidade. Em seu livro Seeds of Discovery, o economista indiano, William Beveridge, distingue três diferentes tipos de descobertas ocasionais: intuição a partir de justaposição de idéias, intuição do tipo eureca e serendipity. Em 1754 que Horace Walpole, escritor e político inglês, usou a expressão para as descobertas ocasionais diferentes daquelas que estavam sendo buscadas.

Há serendipidades científicas famosas, tais como o banho de Arquimedes, a maçã de Newton e o post it de Art Fry, que em 1970 descobriu por acaso esse artefato que usamos tanto para brainstorming. Assim como há serendipidades históricas conhecidas como a viagem de Cristóvão Colombo, que encontrou um novo continente enquanto procurava a Índia.

Quando um fenômeno, um evento, uma observação são detectados por mentes preparadas e adequadamente interpretadas podem gerar descobertas, inventos, teorias, conhecimento para o mundo. A inovação nos dias de hoje tem certa serendipidade na capacidade de criar novo valor justamente na intersecção entre negócios e tecnologias.

A convergência das ciências, a revolução digital e o deslocamento das pessoas, proporcionam muitas possibilidades de intersecções e serendipidades. Com suas mentes abertas, conseguem enxergar e integrar tendências e padrões sobre determinado assunto.

Acontecimentos aleatórios, descobertas ocasionais, acontecem com todo mundo e a toda hora. Serendipidades que podem virar inovação. Serendipidades que podem gerar felicidade no nosso dia-a-dia ao descobrir uma nova forma de olhar para os problemas, enxergando soluções bem ali na nossa frente.
Pare 1 minuto agora e veja se você pode fazer algo diferente e de forma diferente, talvez tenha a felicidade de ter um momento de serendipidade. Ela pode estar do seu lado.


*Por Martha Terenzzo

Nenhum comentário: