Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Próximo Programa: 17/06 - Comunicação

Como está a comunicação na sua empresa? Você conhece os quatro pilares da comunicação organizacional? A sua empresa já passou por alguma crise? Se logo pensou “não”, gostaríamos de reforçar, você tem certeza?

A comunicação é como muitos sabem, é tornar comum. Tornar comum uma informação não é apenas falar e divulgar, mas, estar focado no que o outro quer ouvir, utilizando os canais adequados e ainda com a periodicidade adequada. Ela está dividida em quadro grandes pilares que propiciam à empresa, um diferencial frente ao mercado e concorrentes, que são: comunicação mercadológica, institucional, interna e administrativa, você conhece todas elas?
Quando pensamos em crise, lembramos sempre de situações alarmantes como o caso de vazamento de petróleo no Golfo do México, a crise financeira mundial ou então o vulcão da Islândia que entrou em erupção. Mas por definição, crises são situações de perigo e que demandam de decisões rápidas, como a saída de um funcionário importante da empresa ou então, a abertura de um novo concorrente.
Como comunicar alguma mudança a todos os públicos envolvidos com a organização? Para comunicar, alguns passos são imprescindíveis: saber o que é relevante para o outro, clareza e objetividade para que a mensagem seja assimilada por todos, explicação do contexto da mudança, atenção no longo prazo, ou seja, cuidado para não se perder no caminho e mostre resultados positivos, isso incentiva a equipe, pois para a mudança acontecer e isso é muito importante, todas as pessoas devem estar engajadas para um mesmo movimento.

Juliana Rodrigues é graduada em Relações Públicas e pós-graduada em Comunicação Corporativa pela Faculdade Cásper Libero. Com mais de 10 anos de sólida experiência em comunicação empresarial, atuou em empresas de diferentes segmentos como saúde, financeiro e tecnologia da Informação. Atualmente é Gerente de Projetos relacionados a sistemas de gestão e indicadores. Também é professora de “Gerenciamento de Comunicação Organizacional” e orienta Trabalhos de Conclusão de Curso em Relações Públicas na Faculdade Cásper Líbero.

Nenhum comentário: