Vamos dar continuidade as tendências que moldam nossas vidas. Como as vimos surgem de confluências de vários fatores sociais, econômicos e psicológicos, causando certas mudanças em nossas rotinas e hábitos. Algumas delas viram necessidades após um tempo e transformam nossa sociedade; como estamos inseridos nela, assimilamos e alteramos parte do todo, com variações culturais e sociais, assim vão se formando as tendências.
A sedimentação de algumas dessas tendências tem forte conexão com a era econômica do excesso de ofertas de produtos e serviços que vivemos. Desejo de se reconectar ao passado e um tempo que não volta mais, a terceira tendência a Nostalgia-Volta ao Passado, está aí e representam a solidificação dos diferentes desejos individuais presentes no inconsciente coletivo, contendo variedade e estabilidade suficiente para continuar avançando no mercado.
As pessoas não querem mais ser tratados como multidão, Governos perdem credibilidade, o ambiente corporativo já não é mais tão atraente e gera certa desilusão, o capitalismo gerencial parece estar enfraquecido. Em quem acreditar? Em nós mesmos, atuando como cidadão, se nenhuma instituição o faz da forma como achamos melhor, nós consumidores, sentimos uma necessidade de participar de uma nova era e transformar. Surge à necessidade de fazermos algo pelo mundo, para a nossa sociedade, essa é a quarta tendência que abordaremos: SOS Social, um resgate da humanização da nossa sociedade.
Nostalgia-Volta ao Passado:
Alice no País das Maravilhas, o filme, que através de um novo olhar de Tim Burton gerou sucesso de bilheteria, teve uma quantidade imensa de produtos baseados no tema: jóias, roupas, bolsas, sapatos infantis, objetos de decoração e até inspirou cardápios de restaurantes modernos. A maluca e misteriosa estória, escrita em 1865 por Lewis Carroll voltou esse ano para encantar e resgatar um pouco da infância de “baby boomers” e conquistar novos fãs. Ao redor da estória, milhares de aparatos que nos fazem sentir certa nostalgia na fuga pelas nossas fantasias de infância.
A tendência da Volta ao Passado, através de relançamentos e “produtos vintage”, advém da saudade de uma infância despreocupada e introduz um novo sentido de leveza nas nossas vidas adultas, na maioria das vezes, excessivamente duras e sérias. Nos antigos costumes é possível encontrar certa ancoragem emocional e para sair da rotina obtendo um pouco de segurança num mundo tão moderno e urbano. A necessidade de buscar estímulos através do passado aparece através da moda principalmente.Pessoas mais velhas gastam mais com roupas temáticas, acessórios ,sapatos.Brinquedos de adultos, de Alice a toy art a necessidade nostálgica de voltar um pouquinho a experiência de ser criança ou jovem de novo.
Martha Terenzzo, é profissional de Inovação e Marketing, implementou áreas de Inovação, Marketing de alta performance em empresas como Sadia, Parmalat, Cargill, Ajinomoto, etc. Estabeleceu processos e metodologias específicas com visão na Gestão de Negócios e Inovação. Consultora de empresas de grande e médio porte para Inovação e Marketing, é Sócio-Diretora da Inova 360º. Ministra aulas e treinamentos na área de Inovação e Comportamento do Consumidor em Faculdades como Fia/Provar, ESPM, Madia School, IBMODA, in company. Formada em Marketing pela ESPM e tem curso de liderança executiva na Fundação Dom Cabral, atualmente faz Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo. É Vice Presidente de Informações do Retail Marketing Association-POPAI.
Martha.terenzzo@uol.com.br
twitter@marthaterenzzo9
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