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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Foco VS. Oportunidades - *Por Millor Machado

Na prática, empreender é a arte de responder todos os dias à pergunta “O que faremos agora?”. Como não existe alguém te passando ordens e ninguém sabe exatamente para onde vai o mercado, você possui uma quantidade gigantesca de opções. Ou seja, tomar decisões estratégicas é difícil pacas!

Um dos maiores dilemas que todas as empresas passam é: devo focar no que sou bom ou aproveitar novas oportunidades e expandir novos horizontes? A resposta para essa pergunta é a mesma para quase todas as perguntas sobre empreendedorismo: depende.

Foco te aproxima da perfeição

Seja criando um produto que ninguém mais consegue, estar em uma localização privilegiada ou oferecer o menor preço do mercado, seu objetivo em qualquer decisão estratégica é ter um diferencial competitivo.

Se esse diferencial é algo que interessa ao mercado, focar nos pontos que te fazem diferente pode ser uma excelente estratégia para aumentar sua distância dos concorrentes e se tornar o líder do seu mercado.

Nunca é possível chegar à perfeição

Na matemática existe um conceito chamado de assíntota, que basicamente significa que por mais que você se esforce, você nunca chegará a determinado ponto. Além disso, quanto mais perto você chega do ponto, mais difícil fica de se aproximar dele.

Em termos empreendedores, uma estratégia perfeita é justamente como uma assíntota. Você pode conseguir excelentes avanços e chegar muito perto da perfeição, mas em algum momento será quase impossível fazer novos progressos com a mesma estratégia. Nesse instante pode-se dizer que a fonte secou, chegou a hora de buscar novas possibilidades.

Oportunidades te fazem andar a passos largos

Considerando que uma hora ou outra a fonte irá secar, é fundamental ficar de olho em novas oportunidades, já que elas que te trarão outras fontes de receitas e alimentarão o crescimento da sua empresa.

Ao encontrar uma nova oportunidade, você tem a criar uma posição de referência no mercado, o que te trará um ótimo diferencial. Alcançando esse diferencial e tendo uma boa fonte de receitas, aí sim é hora de ter foco de novo e aproveitar ao máximo a oportunidade.

Conclusão: Analise em qual etapa você está

Como você deve ter percebido, a escolha entre ter foco e buscar oportunidades depende muito de qual estágio você está em sua estratégia.

Se você ainda não encontrou o “bife” do seu mercado, é hora de continuar buscando oportunidades até que você possa degustá-lo vorazmente (hora de ter foco). Antes que a fonte seque e você perca seu diferencial, é hora de buscar novas oportunidades e inovar.

Ou seja, como te falei no começo do artigo, depende...


*Millor Machado é formado em Engenharia de Controle e Automação pela Unicamp, trabalhou como consultor de gestão na A.T. Kearney, e é co- fundador do site Empreendemia que tem por missão orientar e conectar empreendedores brasileiros, acelerando negócios, além disso, Millor escreve no blog Saia do Lugar (http://www.saiadolugar.com.br/).

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