É preciso entender o passado e o presente para determinar o futuro. Mudanças que muitas vezes são incorporadas através de inovações de serviços, negócios ou tecnologias. As ações cotidianas mais freqüentes nos auxiliam a decodificar a cultura. Analisar o que está ocorrendo é parte do dia-a-dia de profissionais de Marketing e para entender essas tendências é necessário, estar conectado aos acontecimentos invisíveis aos nossos olhos, se expor a diferentes culturas e capturar sinais e movimentos periféricos.
Analisar tendências é uma atividade extremamente importante para antecipar-se ao mercado, e ao que o mercado anseia. Entender comportamentos e expressões individuais desse cotidiano representa descobrir novas formas que o inconsciente coletivo poderá ter num futuro próximo.
Mas qual a definição para a palavra tendência? Recorri a algumas fontes, entre elas o Dicionário Analógico da Língua Portuguesa para ter parâmetros de definição sob diversas óticas.
Se usada como advérbio significa a caminho de, em busca de, em demanda de. Ao ser usado como adjetivo temos inclinado a, propenso, capaz de, destinado a. E ao usarmos como verbos têm inclinar-se, convergir,conduzir, contribuir.
Na Psicologia encontramos a definição que segue: designar certos instintos, certos impulsos do homem, na medida em que esses instintos ou impulsos são conscientemente experimentados no comportamento que o determinam.
Portanto, tendências que moldam nossas vidas surgem desta confluência de multifatores sociais, psicológicos, econômicos que causam mudanças em nossas necessidades e desejos. Transformamos e somos transformados ao mesmo tempo. Expressamos essas mudanças através de manifestações de nossos hábitos, atitudes cotidianas, usos de serviços e produtos. Ao sedimentarmos essas mudanças através de nossos hábitos individuais modificamos parte do todo. Ao longo de um período e de forma constante essas mudanças com variações mas consistentes , continuam avançando no mercado até tornar-se parte do mesmo.Assim forma-se uma tendência.
No inicio dos anos 80 e 90, dois autores nos apresentaram com algumas dessas tendências para o futuro. Primeiramente John Naisbit em 1982 contribuiu com seu livro Megatrends e em 1990, Faith Popcorn, sócia de uma das empresas de tendências mais bem conceituadas do mundo, com Click.
Após mais de 20 anos que elas foram apresentadas, inicio uma análise sobre sua real incorporação em nosso cotidiano.
Como as idéias nunca são únicas e de uma só pessoa, interpretar as tendências é partir de uma linguagem complexa ressignificada pela sociedade. A forma como tratei as tendências na época em meus planos e estratégias, a fluidez e velocidade que transformei as mesmas em tendência me diferenciou no mundo de negócios e me auxiliou a obter vantagem competitiva criando novos serviços, produtos e negócios.
Vamos a duas delas:
Encasulamento: Tendência que ocorre a muitos anos em grandes cidades urbanas e tem como principal propulsor fatos como excesso de gente, falta de segurança, disseminação de informação sobre doenças, novas bactérias e vírus que aterrorizam nossos sonhos.
Há um forte impulso de ficar dentro de casa, quando o lado de fora se torna muito ameaçador e difícil de viver. O efeito “cocooning”, ou seja, a transformação do lar em verdadeiros ninhos de segurança. Milhares de ofertas de filmes pela TV a cabo a pizzas congeladas se propagam e a Internet cada vez mais utilizada para fazer compras e escolhas antecipadas de serviços e produtos. A Internet traz uma nova forma de entreter e se relacionar, há música, novos softwares, programas de TV antecipados e todo tipo de conteúdo a preço zero.
É possível visitar um Museu de qualquer lugar do mundo a qualquer hora ou aprender uma nova profissão através de educação à distância. Maravilhoso, virtual e admirável mundo novo.
Defendemos nossa prole através de sistemas complexos de segurança nos prédios e comunidades que vivemos. Construímos muros cada vez mais altos e transformamos nossos lares em possíveis bunkers aconchegantes e cheios de opção. É nossa tendência a se proteger e se perpetuar.
Saindo fora: Depois de mais de 20 anos de ambição em grandes empresas, muitos executivos se questionam se devem ou não permanecer, se deve continuar suas carreiras nessas corporações. Geralmente baby boomers com bons salários e bônus, que investiram mais de 14 horas por dia, estão deixando seus postos e altos salários, optando por uma vida mais simples, calma e psicologicamente mais satisfatória.
Sabem que esse estilo de vida como sedentarismo, alto nível de estresse, uso de medicamentos pode causar sérios problemas a sua saúde, mas também descobriram que há maior longevidade e meios para obter uma melhor qualidade de vida. O paradoxo entre essas possibilidades leva essas pessoas a uma grande reflexão de vida. Não se trata de negar o modelo corporativo adotado e sim uma nova forma e expectativa de viver, agregada ao que foi construído por mais de 20 anos.
Alguns desses profissionais questionam o valor intrínseco para obter uma nova posição de poder, e o custo emocional para isso ocorrer. Alguns usam um período sabático que pode incluir serviços as ONGs a percorrer o Caminho de Santiago de Compostela. Encontram também outras formas de empreender e aprender. Executivos que deixam a carreira para montar seu próprio negócio, dar aulas, fazer novos cursos de especialização e mudar de carreira depois dos 40.
Conectam-se com amigos de infância encontrados nas redes sociais, revisitam seus sonhos e partem para novas experiências de vida. É um novo indivíduo carregado de experiência profissional, pronto para consumir novas formas de ser.
Tendências que moldam nossas vidas e comportamentos que expressam novos hábitos e atitudes. Transição cada vez mais veloz, virtual e mutante. Antecipá-las, uma atividade cada vez mais complexa. Nas próximas edições analisarei outras tendências presentes em nossas vidas.
*Martha Terenzzo, é profissional de Inovação e Marketing, implementou áreas de Inovação, Marketing de alta performance em empresas como Sadia, Parmalat, Cargill, Ajinomoto, etc. Estabeleceu processos e metodologias específicas com visão na Gestão de Negócios e Inovação. Consultora de empresas de grande e médio porte para Inovação e Marketing, é Sócio-Diretora da Inova 360º. Ministra aulas e treinamentos na área de Inovação e Comportamento do Consumidor em Faculdades como Fia/Provar, ESPM, Madia School, IBMODA,SEBRAE e in company. Formada em Marketing pela ESPM e tem curso de liderança executiva na Fundação Dom Cabral, atualmente faz Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo. É Vice Presidente de Informações do Retail Marketing Association-POPAI.
Martha.terenzzo@uol.com.br
twitter@marthaterenzzo9
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