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quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Tendências contemporâneas e as oportunidades para inovar, por Martha Terenzzo*

Analisar o que está ocorrendo é parte do meu dia-a-dia e para entender essas tendências é necessário ter muitas conexões, observar comportamento humano na vida real, expor-se a diferentes culturas e enxergar algumas vezes o invisível. Analisar tendências é uma atividade extremamente complexa, e muito importante para antecipar-se ao mercado. Tentar entender comportamentos e expressões individuais desse cotidiano representa descobrir novas formas que o inconsciente coletivo poderá ter no futuro.

Compartilho duas tendências que cada vez mais se solidificam no nosso cotidiano e impactam em novas oportunidades de negócios a serem exploradas, o efeito “cocooning” e a segunda carreira de “baby boomers”-pessoas com mais de 40 anos:

Encasulamento: Tendência cunhada por Faith Popcorn no início dos anos 90 e que ocorre há muitos anos em grandes cidades urbanas e tem como principal propulsor fatos como excesso de gente, falta de segurança, disseminação de informação sobre doenças, novas bactérias e vírus que aterrorizam nossos sonhos.

Um forte impulso de ficar dentro de casa, quando o lado de fora se torna muito ameaçador e difícil de viver. O efeito “cocooning”, ou seja, a transformação do lar em verdadeiros ninhos de segurança. Milhares de novos negócios e oportunidades foram criados: ofertas de filmes pela TV a cabo, pizzas congeladas, serviços delivery e a Internet cada vez mais utilizada para fazer compras e escolhas antecipadas de serviços e produtos. A web traz uma nova forma de entreter e se relacionar, há música, novos softwares, produtos que podem ser comprados ou ofertados, compra antecipada de ingresso para shows, teatro e cinema.

Defendemos nossa prole através de sistemas complexos de segurança nos prédios e comunidades que vivemos. Blindamos nossos carros, pedimos comida em casa, fazemos mais churrascos e reuniões entre amigos. Construímos muros cada vez mais altos e transformamos nossos lares em possíveis bunkers aconchegantes e cheios de opção. É nossa tendência a se proteger e se perpetuar.

Saindo fora: Depois de mais de 20 anos de ambição em grandes empresas, muitos executivos se questionam se devem ou não permanecer, se deve continuar suas carreiras nessas corporações. Geralmente baby boomers com bons salários e bônus, que investiram mais de 14 horas por dia, estão deixando seus postos e altos salários, optando por uma vida mais simples, calma e psicologicamente mais satisfatória.

Sabem que esse estilo de vida como sedentarismo, alto nível de estresse, uso de medicamentos pode causar sérios problemas a sua saúde, mas também descobriram que há maior longevidade e meios para obter uma melhor qualidade de vida. O paradoxo entre essas possibilidades leva essas pessoas a uma grande reflexão de vida. Não se trata de negar o modelo corporativo adotado e sim uma nova forma e expectativa de viver, agregada ao que foi construído.

Alguns desses profissionais questionam o valor intrínseco para obter uma nova posição de poder, e o custo emocional para isso ocorrer. Alguns usam um período sabático que pode incluir serviços às ONGs, percorrem caminhos espirituais, ou fazem novos cursos. Encontram também outras formas de empreender e aprender. Executivos que deixam a carreira para montar seu próprio negócio, dar aulas, fazem novos cursos de especialização e mudam de carreira depois dos 40.

Conectam-se com amigos de infância encontrados nas redes sociais, revisitam seus sonhos e partem para novas experiências de vida. É um novo indivíduo carregado de experiência profissional, pronto para consumir novas formas de ser. Lêem outros livros, experimentam novas viagens, consomem novas roupas. Mudam sua forma de viver.

Tendências que moldam nossas vidas e comportamentos que expressamos através de novos hábitos e atitudes. Antecipá-las, uma atividade cada vez mais complexa, mas cada vez mais fascinante, dessas criamos oportunidades de novos negócios e inovação que virão por aí.

*Martha Terenzzo - gestora de inovação e business da Inova 360º. Você pode contatá-la pelo MSN (martha.terenzzo@hotmail.com), Linkedin (martha.terenzzo@uol.com.br) ou Twitter (@marthaterenzzo9).

Um comentário:

Anônimo disse...

olás,
muito bom e pontual o seu ponto de vista, principalmente os apontados em Saindo Fora. Aos 51, acabo de sair fora de uma relação corporativa de 23, depois de uma reflexão e sem negar - mas com o olhar crítico - o modelo corporativo em que estava inserido.
parabéns
@grillojotae