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quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Branding como ferramenta para eventos corporativos*

Esta é a época onde as empresas começam a planejar as suas comemorações e festividades que antecedem o natal. No processo de planejamento destes eventos, geralmente leva-se em consideração todos os itens relacionados à produção da festa, como local, transporte, alimentação, logística etc. Porém, um elemento especial que deve constar deste planejamento geralmente fica em segundo plano na maioria das empresas: além da celebração em si, qual será a mensagem que deve ser transmitida neste evento?

A empresa pode aproveitar este momento onde todos os seus colaboradores estão reunidos para reforçar o seu posicionamento, estreitar os laços junto à marca, demonstrar os principais objetivos e metas para o próximo ano e reiterar a promessa que a diferencia no mercado, para citar alguns exemplos mais diretos.

Por exemplo: fusões e aquisições corporativas. Como sabemos, estas ocasiões geram conflitos entre as diferentes culturas corporativas que passam a ser unificadas. Por que não trabalharmos este aspecto no posicionamento do evento, tornando a experiência mais abrangente, didática e positiva para o colaborador?

Com base neste cenário, nós definimos os cinco principais pilares para o desenvolvimento do branding em eventos corporativos:

1. Mensagem: ter claro qual a principal mensagem deste evento. Ela irá direcionar o rumo do evento. Além de comemorar, o colaborador pode aprender, se motivar, se engajar e se preparar para os novos desafios do próximo ano.

2. Design: traz a personalidade do evento. Uma logomarca que não apenas embeleze, mas personifique a mensagem da festa e marque a ocasião. Todos os materiais de comunicação devem estar alinhados com a mesma proposta, dando suporte a sua representação.

3. Valor percebido: é o peso que a logomarca e a comunicação conferem ao evento em si, e se este peso é percebido diretamente pelos colaboradores.

4. Contexto: reflete exatamente a realidade atual da empresa. Por exemplo: se a empresa está passando por um processo de fusão, a temática deve transparecer este momento.

5. Colaboradores: enxergar o colaborador como um “cliente” neste encontro. Facilitar acesso às informações, esclarecer dúvidas e ouvir opiniões são alguns exemplos de como reforçar a imagem da marca juntos aos participantes, promovendo uma participação mais proativa e orgânica.

Seguindo estes pilares, conseguimos transformar o que seria uma festa simbólica em uma experiência mais completa e rica do ponto de vista do aprendizado e da aproximação constante entre a marca da empresa e os seus colaboradores.

*Enzo Averoldi – sócio-diretor da AmittiBrasil Gestão de Marcas (www.amittibrasil.com.br).

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