Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

terça-feira, 22 de junho de 2010

O que fazer com o saldo positivo? por Maurício Galhardo*

Quando uma empresa fica com saldo positivo por três meses seguidos, por exemplo, algumas dúvidas surgem para seus proprietários/gestores:

1 – devo usar este dinheiro para fazer Re-Investimentos na empresa?
2 – devo fazer a Distribuição de Lucros para os sócios?
3 – devo deixar este dinheiro aplicado para ser usado como Capital de Giro?

E você, o que faria?

Os que optam pela primeira alternativa explicam que: É importante sempre fazer re-investimentos na empresa, para que esta fique sempre atualizada, moderna, com equipamentos novos e confiáveis. Isso garantirá satisfação dos clientes, confiabilidade nos processos produtivos e gerará uma imagem de empresa próspera, tanto aos clientes quanto aos colaboradores da empresa.

Os que ficam na segunda alternativa, definem: É importante para a empresa fazer pagamentos regulares de dividendos/lucros aos seus sócios. Este é o principal objetivo de qualquer empresa: gerar retornos sobre os investimentos dos acionistas (sócios).

E há aqueles que preferem a terceira opção. Dizem que é sempre bom manter certa quantia em dinheiro (ou em investimentos de curto prazo) para eventuais necessidades. Não dá pra ter certeza com o mercado se comportará nos próximos meses, portanto, sempre é bom ter uma reserva para encarar o futuro.

Eu, particularmente, gosto dos três motivos e, se tivesse que escolher ficaria com as três respostas. Sim, com as três. Porque cada uma das respostas tem seu sentido e explicam as necessidades de cada empresário.

Vejo como ideal, principalmente para empresas novas, que trabalham em segmentos de mercado com grande sazonalidade ou mesmo para aquelas que ainda não possuem um bom planejamento financeiro, que comecem pela terceira opção. Guardem certo capital de giro, pelo menos até entenderem o mercado e conhecerem seus altos e baixos. Para empresas mais antigas, tradicionais ou que atendam um público exigente por moda, tendências, etc. vale muito à pena ficar atento à opção um. Re-investimentos constantes serão necessários, pois este público espera por isso. Claro que tudo isso, sempre atendendo às expectativas de seus sócios, fazendo distribuições regulares, mas que não afetem o dia-a-dia da empresa.

Vale sempre frisar: “saldo positivo e lucro são coisas completamente diferentes”. Analise corretamente se a empresa está lucrando ou se somente está passando por um período bom de caixa e tome decisões acertadas.

Um grande abraço e até o próximo.
Maurício Galhardo

*Maurício Galhardo - sócio diretor da Galhardo Treinamento e Consultoria Financeira e especialista em gestão financeira e finanças pessoais.

Nenhum comentário: