Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Gestão do Conhecimento na prática

O Tiago Bahi é membro da Rede Ning Exame PME e contribui muito com a discussão que criamos para construir o programa de hoje. A participação do Tiago foi tão interessante que resolvemos enriquecer o programa com o caso trazido por ele, confira!

“Meu nome é Tiago Bahi, Sou o CKO do Grupo MV Tecnologia e apesar de não termos uma grande equipe interna, nosso relacionamento com os parceiros, clientes e fornecedores deve ser completo e preciso em todos os momentos já que nosso comercial é feito por parceiros e canais externos. Diariamente estamos discutindo assuntos que foram iniciados por outro colaborador/parceiro e a troca de informação entre nosso pessoal deve ser precisa, coesa e eficiente até mesmo porque na maioria das vezes entramos no processo depois do parceiro ter avançado bastante na negociação com o cliente e já terem definido inúmeros pontos críticos.

Temos 2 aplicativos que usamos para fazer esta gestão do conhecimento, um deles é o IPSE Know (demonstração do front-end aqui), versão adaptada para o Brasil da Interspire Inc, representada por nossa empresa no país - Internamente é o aplicativo responsável pela base de conhecimento de todos os colaboradores: procedimentos, metodologias, how to do, resultado de atividades e esclarecimento sobre bugs já relatados e ainda não corrigidos em nossos aplicativos, etc, com versão inicial que custa R$ 855,00 para até 5 usuários com atualização e suporte técnico por 12 meses e comercializado pela Materia Virtual. O outro é o Knowledge Tree, aplicativo que mantém uma versão open source e gratuita do mesmo aplicativo (sem suporte técnico e algumas restrições). O KT é nossa base de documentos, planilhas, workflow e controle de projetos. Está integrado com nosso CRM e as pessoas que devem ter acesso ao material de determinada negociação, cliente, etc tem a disposição todas as versões dos documentos, com possibilidade de enviá-los por e-mail, imprimi-los, atualizá-los, etc de maneira simples e rápida. Ambos aplicativos possuem controle de usuários, estatísticas completas e bom recurso de segurança granular (nível de usuário e permissões). Afinal, este é um ponto vital quando se fala de gestão do conhecimento.

Sobre nós: o Grupo MV Tecnologia trabalha com consultoria em TI e tem a disposição profissionais qualificados e ferramentas que podem ser úteis numa gestão inovadora, já temos atendido mais de 800 clientes de várias áreas e temos orgulho em querer transformar clientes em amigos sempre. Se alguém precisar de mais informações e esclarecimentos, pode entrar em contato comigo que terei prazer em auxiliá-los”.

--- // ----

“Algo que pode não ter ficado claro, o número de usuários do IPSE Know é referente aos usuários que possuem acesso ao back-end do aplicativo (atualização de conteúdo, relatórios, etc.) e não aos usuários que tem acesso ao conteúdo em questão, este é ilimitado.

Surgiu 2 e-mails me perguntando sobre os aplicativo também, então vou tentar detalhar um pouco mais: O Knowledge Tree é basicamente um GED, convertendo documentos no formato microsoft office por exemplo para PDF e indexando seus conteúdos, inclusive. Permite criação de fluxos de trabalho e gerencia cada alteração feita nos documentos arquivados. A interface do usuário é simples, porém requer um aprendizado para fazer uso de todos os recursos. O Sugar, CRM utilizado por nós, também é um aplicativo web-based (instalado no mesmo servidor que hospeda nosso site) e permite customização completa de seus módulos. Já utilizamos o mesmo SugarCRM para fazer integração com centrais telefônicas Philips e Teledata sem qualquer problema, seu custo é baseado no número de usuários mas também tem versão open-source gratuita. Existem outros aplicativos que estão ao alcance de todas as empresas com custo de instalação reduzido. Mas sua continuidade trará investimentos de tempo, aprendizado, personalização... Sugiro avaliar anteriormente para que não precise suspender um processo desses no meio do caminho (isto seria perda de tempo - e dinheiro)”.

Tiago Bahi
CKO - Grupo MV Tecnologia
Em SP: (11) 3013-2211
Em Curitiba: (41) 3941-9569
Em Porto Alegre: (51) 3251-9350

Um comentário:

Tiago BAHI disse...

Atualização de telefones:
(41) 3907-5595 || (11) 3956-5320
Celular/WhatsApp: (41) 9600-3820

Abs,
Tiago