Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

terça-feira, 23 de março de 2010

Inovação e Conversas - para dar forma ao nosso futuro por Martha Terenzzo*

Como inovar se a cada dia estamos mais inseguros com o amanhã? E se para dar forma ao nosso futuro precisamos de inovação, como fazer isso nas mais diversas situações e momentos de nossa organização?

Qualquer metodologia de inovação deve ser customizada para cada empresa e adaptada para resolver os problemas mais distintos.

Necessidades de clientes e consumidores cada vez mais fragmentadas demandas incertas e possibilidades infinitas de escolha. Para a indústria que necessita inovar, há geração de custos e uma possibilidade de gerar confusão com novos produtos e serviços que as pessoas não necessitam.

Há a pressão tecnológica nos arrebatando com a obsolescência planejada cada vez mais rápida. Vivemos momentos tecnológicos complexos e velozes. E uma onda de regulamentação ambiental, ainda burocrática, mas prioritária, para sobrevivência futura deste planeta, mas que gera novos custos internos.

Algumas organizações tem a criatividade e estrutura para implementação da inovação e mudança de seu futuro. Mas ao lançar um novo olhar ao tema, percebemos que as empresas com seus colaboradores ainda têm muito receio de inovar. A inovação representa risco, e conseqüentemente exposição das pessoas num determinado projeto.

Para moldar o futuro de uma organização, é necessário ser flexível, sensível e aberto para gerar diálogos que sejam colaborativos entre parceiros, colaboradores, fornecedores.

A empresa que quer inovar terá que criar sua própria metodologia e ter uma voz própria para fazer a diferença na vida destas pessoas e de toda a rede de stakeholders. É possível fazer isso através de conversas, compartilhando conhecimentos e detectando novas oportunidades de ação conjunta.

A inovação será de fato a que gerar valor para o negócio e resolva um problema através da prática do diálogo colaborativo.
  • Converse com clientes e pessoas que deseja impactar. Entendendo as suas reais necessidades, seus motivadores e discriminadores de experiência de compra
  • Converse com equipes sobre frustração e fale sobe a verdadeira razão da palavra resiliência
  • Converse sobre a necessidade de ser rápido nas decisões e como isso, pode ser feito. A economia de tempo será o seu maior aliado
  • Sintonizar-se com tudo que está ao seu redor em termos de tendências e sinais periféricos do que vem por aí. Antecipar-se as necessidades das pessoas é uma vantagem competitiva
  • Converse sobre o que de fato é relevante para as pessoas. Inovação sem relevância está fadada ao insucesso
  • Introduza a co-criação colaborativa na empresa através de redes de inovação com participação ativa do consumidor, consultores externos e parceiros. Eles trarão novos “insights” através de reais problemas do dia-a-dia e com uma visão mais aberta para inovar.
A Inovação nos dias de hoje deve ser moldada a necessidade individual da empresa e das pessoas. Como melhorar a inovação na sua empresa? Conversando com pessoas.

*Martha Terenzzo é gestora de inovação e business da Inova 360º. Você pode contatá-la pelo MSN (martha.terenzzo@hotmail.com), Linkedin (martha.terenzzo@uol.com.br) ou Twitter (@marthaterenzzo9).

Nenhum comentário: