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quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Notícias da NRF USA

O entrevistado do dia 11/02, Adir Ribeiro, está na NRF - maior feira de varejo e enviou notícias diretamente dos Estados Unidos, confira!

"Aqui o clima é de total reset...eles falam de reset do consumidor, reset do luxo...enfim, fato é que americano produz muito conteúdo e conhecimento quando o mercado esta bom... quando está ruim, eles ficam muito assustados (todos ficamos!), mas não se produz coisas significativas.

A essência dessa NRF para mim é a simplicidade. Simplicidade na gestão dos negócios, fazendo o essencial, simplicidade na tecnolgoia (gera resultados, ajuda? se sim, va em frente), simplicidade no mix de produtos (se falou muito da imensidão de opções que os consumidores tem e isso gera a ditadura da opção...louco né, até pouco tempo era o que tinha de melhor...).

Além disso, a realidade das mídias socias é muito forte, todas as grandes e médias empresas se usando da mídia social, mas todas, sem exceção, sem saber ainda onde vai dar e se vão ganhar dinheiro...

Mas o tema também que teve destaque refere-se a geração Y, que está mudando a forma de consumo e o multicanal precisa estar bem integrado para esse comnsumidor que acessa tudo via email e celular, e quando chega no ponto de venda, na maior parte das vezes verifica um brand statement completamente desalinhado... "

Adir Ribeiro

Obrigada pelas informações Adir!
Ótima feira!

3 comentários:

Adriano Berger disse...

O varejo e o mercado consumidor é movido por ondas que vão e vêm... as estratégias de venda e comunicação com o público variam com as mudanças da sociedade, cujo maior desafio da atualidade é antecipar-se aos hábitos da geração y e seu poder de influência junto às demais gerações.

O consumidor brasileiro já está mais parecido com o norte-americano graças à internet: muito bem informado sobre o que deseja comprar no momento de concluir a compra. Por isso o pessoal de vendas precisa estar mais preparado para abordar esse consumidor, pois não está fácil enganar ou persuadir o novo comprador.

Mas infelizmente, nossos vendedores ainda estão muito aquém do esperado, e por subestimar a capacidade de análise do cliente moderno, peca nos argumentos ruins e oferece um péssimo atendimento.

Sobre esse tema tenho abordado frequentemente no meu blog, pois sou um consumidor rigoroso e exigente, e acredito que os vendedores devam estar preparados para atender até os chatos como eu. Será que existem quantos iguais a mim? Hum ou hum milhão?? Por via das dúvidas, é bom estar preparado para o pior...

Grande abraço!
Adriano Berger

Paola Tucunduva disse...

Adriano,
Você tem toda a razão.
Eu gostaria de acompanhar seu blog, qual é o endereço?
Abs
Paola Tucunduva

lorenzo busato disse...

escrevi um artigo no meu site (www.gruposupera.com.br) chamado NEOEXTRATIVISMO NÃO CHUTE SEUS CLIENTES!!! sobre o comentario do adriano.
Muitas empresas ainda não acordaram para a real concorrência que vem quando você menos espera, fazendo o que você nunca fez e cobrando mais barato!!