Caminhando entre as gôndolas de supermercados, ficamos impressionados com a quantidade de novos produtos que estão entrando no mercado. E, com tantas opções, o design da embalagem tornou-se um dos processos mais importante nas decisões estratégicas das empresas.
De acordo com o jornal “O Globo”, de 25/10/10, algumas pesquisas mostram que o tempo que o produto tem para atrair a atenção de quem está passando em frente a uma gôndola é de apenas três segundos. Depois disto, a chance do consumidor colocar o produto em seu carrinho é de 85%. Ou seja, chamar a atenção do consumidor é uma etapa fundamental na venda e a embalagem desempenha um importante papel neste processo. Por isso, é fundamental que se diferencie das demais, seja funcionalmente quanto emocionalmente.
Para cumprir seu objetivo, a embalagem deve:
• Comunicar a identidade da marca, diferenciando-a de seus concorrentes e a posicionando em um segmento;
• Utilizar-se de elementos visuais e de design para transmitir alguma característica emocional que o consumidor espera deste produto (ex.: carinho da mãe ao cuidar de um bebê em uma imagem no rótulo do amaciante), para criar um vínculo com seu cliente;
• Ser útil e prática;
• Informar claramente ao consumidor sobre suas características (modo de utilização e armazenamento, etc);
• Tornar a marca presente dentro da casa do consumidor;
• Ser parte da experiência de consumo.
Por embalagem, devemos destacar todos os níveis que a envolve, desde o invólucro até a sacola que a transportará. O processo na escolha e a produção das embalagens devem estar de acordo com a promessa da marca, pois ela também faz parte da experiência e do relacionamento da empresa com seus consumidores. Se a marca promete qualidade, mesmo o produto sendo bom, a embalagem, mesmo que utilizada apenas uma vez, deve estar plenamente alinhada com esta promessa, para que o consumidor sinta que o investimento que ele fez valeu a pena.
Luiz Henrique Gagliardi - Sócio-Diretor da AmittiBrasil - Gestão de Marcas (http://www.amittibrasil.com.br/).
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