Pensar em Boticário é pensar numa das referências brasileiras e mundiais em Franchising. A rede pratica uma gestão de excelência, desde a formatação do negócio e a preocupação com os aspectos do varejo, bem como a capacitação em gestão de seus franqueados, até a consciência ambiental e os investimentos expressivos em proteção à natureza, entre outros aspectos empresariais relevantes.
Muitas vezes, para poder competir em novos mercados, há a necessidade de diversas avaliações de negócios, e uma delas que mais tem chamado a atenção das áreas comerciais das empresas refere-se às suas estratégias de canais de distribuição.
O Boticário já está testando a venda porta-a-porta! Isso mesmo, montou um time experiente nessa área e já iniciou o projeto piloto, usando nesse momento, alguns franqueados para a experiência de negócio.
Vale o acompanhamento, pois é uma mudança de atitude e operação bastante expressiva, porém com um ponto importante (pelo menos até o momento), de foco nos próprios franqueados da rede, que serão os responsáveis por essa expansão dos negócios. O desafio aqui está na perspectiva de cultura desses empresários franqueados e de sua preparação para o novo canal de vendas, o que parece estar devidamente planejado e ocorrendo até esse momento.
Fonte: Revista Exame, ed 968 – 19/mai/10
Confira a matéria na íntegra em:
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0968/negocios/ele-vai-bater-sua-porta-558119.html
*Adir Ribeiro - sócio diretor e fundador da Praxis Education, empresa focada em consultoria e capacitação em Franchising, Varejo e outros canais de distribuição, além de professor das melhores universidades brasileiras de negócios.
*Adir Ribeiro - sócio diretor e fundador da Praxis Education, empresa focada em consultoria e capacitação em Franchising, Varejo e outros canais de distribuição, além de professor das melhores universidades brasileiras de negócios.
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