Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

terça-feira, 11 de maio de 2010

Como recuperar meus ex-clientes, agora que sei por que deixaram de comprar da minha empresa? Por Laura Gallucci*

Nas duas colunas anteriores conversamos sobre bases de dados de clientes falsamente grandes e sobre a importância de descobrir porque um cliente virou ex-cliente. Agora, vamos relacionar três motivos freqüentes com ações que podem ter ótimos resultados para a recuperação de clientes.

Motivo: O cliente esqueceu de nós (por exemplo, quem fazia contato conosco ou era o destinatário de nossas cartas ou e-mails não trabalha mais no cliente)
Ação: Reconstrua o relacionamento com o cliente: crie uma apresentação do portfólio de produtos e serviços a partir do zero e inclua provas do relacionamento positivo anterior, como estatísticas de produtos e volumes comprados, demonstração de conhecimento sobre o negócio do cliente etc.

Motivo: A empresa-cliente foi vendida (totalmente ou em parte) para uma empresa maior ou grupo empresarial que trouxe seus próprios fornecedores.
Ação: Conquiste esse antigo/novo cliente: descubra quem são os fornecedores atuais e estude-os a fundo (produtos, tecnologia, preços, prazos...). Monte a apresentação proposta no caso acima e acrescente um destaque especial para as vantagens que só você pode oferecer.

Motivo: A empresa-cliente está comprando de seus concorrentes.
Ação: Enfrente os concorrentes: “arme-se” com o máximo de informações sobre seus concorrentes diretos; não se contente como que “já sabe”, faça um verdadeiro dossiê sobre os concorrentes mais mencionados e avalie friamente em quais aspectos sua empresa é melhor e em quais pontos cada concorrente te supera. Monte uma apresentação destacando as suas vantagens e prepare de antemão o que irá responder se o cliente questionar os pontos fracos da sua empresa.

Que tal colocar em prática o que conversamos até agora e nos contar os resultados?

A próxima coluna vai abordar meios para fazer sua base de clientes crescer em quantidade e qualidade.

Até lá!

*Laura Gallucci - sócia-diretora da FGGE - Flamínio & Gallucci Gestão Empresarial (www.fgge.com.br), consultora de empresas e professora da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) .

Nenhum comentário: