Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

terça-feira, 6 de abril de 2010

Os papéis do gestor de negócios de sucesso

* por Adir Ribeiro
A gestão dos negócios se tornou importante para o sucesso de qualquer empresa, seja pequena, média ou grande, principalmente em ambientes de extrema competitividade e concorrência. Podemos considerá-la como trabalhar para obter resultados, fazer acontecer o desejado e intervir para manter as coisas num rumo correto, baseando-se em indicadores do negócio. É saber com clareza informações relevantes como o ticket médio, lucratividade, a quantidade de clientes que passam em frente de seu negócio, quantos e quais produtos são vendidos, vendas adicionais, entre outros.

Trabalhar efetivamente esses indicadores gera uma cultura de performance e o empresário, nesse sentido, vive diariamente o desafio da gestão dos negócios, pois precisa entender e aplicar os três “chapéus” no dia-a-dia do negócio.

• Finanças: É a visão de negócio, controle dos principais indicadores, receitas, gastos, margem, ponto de equilíbrio, fluxo de caixa, estoques, capital de giro, etc. É o lado frio, calculista e racional que todo empresário precisa ter, para tomar decisões baseadas em fatos e números, além de ter o sangue frio para a condução dos negócios.

• Pessoas: É o papel voltado para a equipe da empresa, comunicação interna, alinhamento das pessoas, treinamento, compartilhamento de resultados e metas, promoção de um ambiente saudável entre a equipe. É agir efetivamente como líder ao invés de somente como dono. É o lado humano da gestão dos negócios e o que definimos como a parte mais emocional, mais coração na condução das empresas.

• Marketing e Vendas: É a busca constante pela divulgação do negócio e por clientes, campanhas de promoção, propaganda, ações de relacionamento com a carteira de clientes, etc.

Equilibrar esses papéis não é fácil e deve ser encarado com muita coragem e disciplina. É importante realizar uma autoavaliação bastante crítica e sincera, para identificar qual é a vocação de fato desse empresário, onde ele se sente mais confortável. Depois, é preciso saber que as outras duas partes (chapéus) podem estar descobertas, onde se revela a importância de ter pessoas na equipe com competências complementares entre si.

O equilíbrio da gestão está centrado exatamente no fato de buscar apoio e complemento para essas competências, sem perder a visão do todo, mantendo a persistência e a disciplina necessárias para o seu constante desenvolvimento.
Sucesso nos negócios e na sua gestão!

*Adir Ribeiro é sócio diretor e fundador da Praxis Education, empresa focada em consultoria e capacitação em Franchising, Varejo e outros canais de distribuição, além de professor das melhores universidades brasileiras de negócios.

Email para contato: adir.ribeiro@praxiseducation.com.br

Nenhum comentário: