*por Adir Ribeiro
Evento de inspiração do varejo mundial, a NRF (National Retail Federation) ocorre uma vez por ano nos EUA, em Nova York e nos traz uma série de reflexões e desafios, descritos a seguir:
Cenário Brasil x EUA – Brasil em destaque, com ampliação do poder de consumo da classe média (principalmente) e isento de turbulências político-econômicas.
Tecnologia x Simplicidade – Soluções com aplicabilidade imediata do básico e necessário e foco na execução cada vez mais se torna imperativo no mundo das ideias e da informação em excesso.
Redes Sociais – Redes como Facebook, Twitter e LinkedIn ganham destaque na forma como os varejistas estão se relacionando com seus consumidores.
Centralização no consumidor – A integração dos canais de vendas é fundamental para entender a real necessidade do consumidor, principalmente com a disseminação das mídias eletrônicas.
Geração Y – Força desse segmento da população (nascidos a partir de 1976), que são cerca de 85 milhões de pessoas nos EUA, cujo uso de tecnologia é uma forma de integração ao mundo e cerca de 61% desses consumidores compartilham pelas mídias sociais as marcas de suas preferências e as não admiradas.
Capacitação das Pessoas – O palestrante Paco Underhill citou que as empresas varejistas têm que tratar bem de seus “soldados” do varejo, pois de fato são eles que entregam a parte principal da promessa da marca e que são responsáveis pela geração de boa parte dos resultados no ponto de venda ou nos pontos de relacionamento com os consumidores.
Racionalização do Mix de produtos – Isso significa menos custo de gestão de estoques e maior entendimento das necessidades de seus consumidores.
Gestão dos Negócios – O foco na gestão de maneira efetiva e simples, desde a necessidade de realizar uma análise realista, a elaboração de um planejamento estratégico e operacional de 3 anos e o envolvimento das equipes na construção desses planos.
Sustentabilidade – Caminho sem volta, as empresas precisam traçar as suas estratégias de sustentabilidade e envolver sua cadeia de distribuição nesse sentido, como apresentou a Rede Walmart, em nível mundial.
Design – A marca Cirque du Soleil apresentou seu case de reformulação de todas as suas lojas dentro das tendas dos shows, cujo destaque foi a construção e aplicação do projeto envolvendo toda a mística da marca e o alinhamento operacional para um negócio mutante no mundo inteiro, trazendo desafios logísticos gigantescos sem perder o charme e a experiência de consumo.
Expansão dos negócios – O tema franquias foi bastante explorado por grandes com destaque para mercados em forte recessão como o americano, a saída encontrada passa por ampliar as fronteiras e em mercados mais complexos, a franquia passa a ser uma excelente opção e com menor grau de risco.
Tudo isso deve ser avaliado pelos empresários que estão interessados em fazer parte do novo varejo e da gestão de negócios efetiva, elementos imprescindíveis para o sucesso.
*Adir Ribeiro - Sócio diretor da Praxis Education (www.praxiseducation.com.br) - adir.ribeiro@praxiseducation.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário