Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Respostas do Luciano Meira Franklin Covey

Adriana Moore Amaral comentou seu link:

"Entendo que liderança não está relacionada apenas à gerência uma vez que todos os colaboradores podem desenvolver um comportamento de liderança. Como as empresas estão dispostas e mesmo preparadas para olhar e investir no desenvolvimento do seu capital humano? Não estou falando de motivação, mas de autoconhecimento. "

Não penso que as empresas estejam realmente dispostas e preparadas para olhar e investir no desenvolvimento da liderança de todos os seus colaboradores, embora a pergunta esteja grávida com a resposta: liderança não é cargo, é postura. Covey afirma que liderança é uma escolha.
Acredito que isso está melhorando nas empresas. O nosso treinamento de liderança vai nessa direção – a criação de uma cultura de liderança, em que cada indivíduo é percebido como protagonista da execução da estratégia.
Luciano.


Nome: Antonio Cristo
E-mail: Lume- Goiás
Como podemos ser mais assertivos? E ouvir melhor os clientes? Parabens pelo programa,cada dia esta se superando
Prezado Antonio Cristo parece uma pergunta fácil, mas a resposta passa por um processo de desenvolvimento humano. A assertividade tem relação direta com autoconhecimento e com histórico de realizações. Pessoas que têm autoconfiança são assertivas. Ninguém é bom em tudo, mas naquilo em que se especializa ou nas áreas em que mais atua a pessoa se torna assertiva com o tempo. Quanto a ouvir melhor os clientes, também tem uma relação com maturidade. Pessoas maduras não sentem necessidade de provar nada aos outros, nem de convencer os outros do seu próprio ponto de vista. Quem está tentando marcar seu ponto de vista não está pronto para ouvir o ponto de vista alheio.
Luciano.

Nome: Celia
E-mail: Santa Felicidade-Curitiba
Como faço para melhorar a capacidade de trabalhar em grupo? Como ser mais proativo?
A proatividade vem primeiro. Mas ela é mal definida no mundo corporativo. Pessoas proativas são pessoas que procuram sempre fazer escolhas conscientes, sentindo-se responsáveis por essas escolhas. Não ficam tentando achar desculpas para os erros e problemas – focam nas soluções. É muito bom trabalhar com pessoas proativas, por isso elas são muito bem vindas nos grupos. Mas além da proatividade, a capacidade de ouvir o outro e de se preocupar com o sucesso e o bem estar do outro também são essenciais para quem quer trabalhar bem em grupo.
Luciano.

Nome: Eduardo
E-mail: Grajau-SP
Como podemos melhorar o nosso poder de influencia sobre nossos funcionarios?
O principal fator de influência é o exemplo, mas a convivência e a comunicação também têm um poder muito grande. O que poucos compreendem sobre influência é que a capacidade de ouvir e compreender o outro é o fator crítico da influência. Grandes líderes galvanizam os anseios das massas, o que significa dizer que eles compreendem a alma do povo e verbalizam com clareza as suas expectativas.
Luciano.

Nome: Daniel
E-mail: Recreio – RJ
Existe as pessoas que mandam e as que ilderam...como identificar os dois? tenho um chefe que se impoe, como se fosse um super ser ,so que praticamente não entende de nada, só tem uma base, com faço para lidar com essa pessoa, deve me impor ou deixar pra la? Fico muito agradecido pela ajuda.
Você já compreendeu que o verdadeiro líder não é aquele que se impõe, mas aquele que alcança resultado com as pessoas. Acho que o erro do seu “chefe” é grave. Nos dias de hoje é impossível alcançar excelência e resultados sustentáveis sem uma boa dose de empatia com a equipe. Mas você também não precisa repetir o erro dele tentando se impor a ele. Eu faria duas coisas ao mesmo tempo:
1) Dedicar-me-ia ao máximo ao meu trabalho, mostrando ao meu chefe que estou ciente de minhas responsabilidades.
2) Procuraria aumentar o meu tempo de diálogo com ele, fazendo consultas, perguntas e começando a dar mais sugestões.
Se sentir que ele não se abre ao diálogo, o negócio é dar um feedback honesto sobre o assunto: “gostaria muito de poder conversar mais com você. Gostaria muito de ser mais ouvido por você...”
Se nem isso funciona, deixe para lá... Mas deixar para lá pode significar que precisa de uma mudança de ambiente. Eu não consigo trabalhar em ambientes repressivos. Mas tudo nesta vida é uma questão de escolha.
Luciano.

Nome: Guilherme Gonçalves Neto
E-mail: São Paulo
Boa Tarde, Sou um empreteco e voce foi a minha Facilitadora com o Miaguti e Rodney.
Fico feliz que esteja gostando dos programas.Abs Paola
Tenho três perguntas:
1) Como podemos identificar um lider na equipe?
2) Porque a maioria dos lideres não querem se expor com os superiores e acabam prejudicando um projeto, uma contratação?
3) Existe uma \"escola\" para formadores de lideres e qual seria a melhor?
1) Existem muitos traços de liderança que devemos procurar em nossos colaboradores. O primeiro é a capacidade de assumir responsabilidades. O segundo é a capacidade de influenciar os outros.
O que mais se espera de um líder segundo algumas pesquisas é Integridade e boa capacidade de Comunicação. Na Franklin trabalhamos com 4 Imperativos de Liderança, que são guarda-chuva de uma série de competências: Inspirar Confiança, Esclarecer Propósitos, Alinhas Sistemas e Liberar Talentos. Raríssimo alguém que seja bom nos 4. Se encontrar alguém que seja muito bom em um deles, já deve ficar de olho em seu potencial de liderança.
2) Os líderes não querem se expor por amor ao seu “cargo”, mas isso é um erro de percepção, porque quando tentam “colocar panos quentes” em vez de encarar a realidade e os problemas, no médio e longo prazo os problemas aparecem.
3) Há muitas escolas de formação de Líderes. A FranklinCovey é uma delas. Convido-o a conhecê-la, fazendo o nosso curso: Grandes Líderes, Grandes Equipes, Grandes Resultados.
Site: www.franklincovey.com.br
Luciano.

Nome: Ana Paula
E-mail: Sorocoba-SP
Quero saber se os cursos de formação disponveis que abrangem areas diversas como as Tecnologias de Informação e Comunicação, a Formação de Formadores, o desenvolvimento pessoal e a vertente de negocio,são disponiveis para pessoas de pequena renda?Eu gostaria de participar de um,mas não tenho condição de pagar.
Ana Paula minha indicação é que você procure o Sebrae da sua região, pois eles tem vários cursos acessíveis e até consultoria gratuita.
Paola

Nenhum comentário: