Marque na Agenda - Próximas Entrevistas

ATENÇÃO: Programa ao vivo toda quinta-feira 16h www.justtv.com.br/
O Alma do Negócio está com um novo blog!
Sempre pensando em melhorias para trazer a você conteúdos de qualidade e mais opções de navegabilidade, o blog do
Programa Alma do Negócio agora está em um novo endereço
http://www.almadonegocio.tv/ . Lá você terá disponível todos os artigos dos nossos colunistas, links de site que indicamos, vídeos, dicas e muito mais.
Não deixe de acessar o novo blog!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Qual o lucro de sua empresa?

Infelizmente, esta é um pergunta que um grande número de empresários, alguns com anos à frente de seus negócios, não sabe responder. Isso porque muitos deles administram seus negócios somente pelo caixa da empresa, ou mais precisamente, pelo saldo no banco. Uma vez perguntei a um empresário em um treinamento: “Sua empresa dá lucro?” e ouvi a seguinte resposta: “Acredito que sim, pois comprei um carro novo este mês.”

Exemplos como este mostram como é comum estes empresários misturarem despesas de sua empresa com suas despesas pessoais. Falta entender a diferença entre Lucro e Pró-Labore. Falta definir metas de Lucratividade para o negócio. Há empresários que possuem mais de um negócio e, por administrarem tudo num grande bolo, sequer sabem qual negócio gera bons resultados ou não. Outro grande problema de gestão do empresariado brasileiro é não ter bons conhecimentos de juros. Por receber ou pagar suas contas no prazo, não percebem a quantidade de juros que estão pagando, diminuindo drasticamente o potencial de lucro de suas empresas.

Por isso, sinto-me realizado quando escuto a frase: “Este negócio de Fluxo de Caixa que você inventou é realmente fantástico, hein...”. Quem me dera ter sido eu o inventor do Fluxo de Caixa, mas isso serviu muito para mostrar o quanto estas ferramentas financeiras são importantes para estas pessoas.

E você, sabe qual o lucro que sua empresa gera a cada mês?

Faremos uma seqüência de artigos nas próximas semanas, falando exatamente sobre os problemas acima com dicas de como solucioná-los. Fique atento!

Maurício Galhardo
Galhardo Treinamento e Consultoria Financeira
www.galhardo.com.br
www.twitter.com/_galhardo_

Um comentário:

Laura disse...

Maurício, a separação entre as finanças da pessoa física e da pessoa jurídica é um fator-chave de sucesso para as MPEs. A frase "a família vai bem, a empresa vai mal" acaba, cedo ou tarde, levando empresa e família para o mesmo caminho, o da decepção com o negócio que "não deu certo", o fim da empresa que foi criada com tanto esforço. Com certeza, vou acompanhar suas dicas preciosas,
Laura