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terça-feira, 24 de novembro de 2009

Respostas da Professora Laura Gallucci

Pessoal vale a pena ler as respostas da professora Laura as perguntas enviadas durante o programa.

Nome: Zellio
E-mail: Tangua - Ceara
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O que leva alguém a ter o próprio negocio? Ambição? Ou simplesmente melhorar de vida?

São inúmeros os motivos que levam alguém a abrir seu próprio negócio; alguns dos mais freqüentes são:
- desejo de não ter patrão, de não trabalhar para outras pessoas;
- desejo de pôr em prática suas próprias idéias sobre um negócio, um produto ou um serviço;
- insatisfação com o mercado de trabalho, com a profissão atual, com o salário que poderia receber (ou recebe) como empregado;
- alternativa para quem não encontra emprego ou perdeu o emprego e não consegue se recolocar seja por falta de vagas, por falta de qualificação profissional ou porque “está velho demais” para as empresas.

Há outros motivos, mas, como você viu, todos incluem um desejo legítimo de melhorar de vida, de ir além do ponto em que a pessoa chegou até agora. Portanto, também se pode ver esse desejo como uma ambição, não no sentido negativo da palavra e sim no sentido positivo, de avançar, crescer pessoal e profissionalmente e, na maioria das vezes, de proporcionar à família uma vida melhor.


Nome: Renato
E-mail: Jabour- Rio de Janeiro
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Quais os fatores que motivam um empreendedor?

Renato, respondemos à sua pergunta durante o programa, e acredito que a resposta ao Zellio complementa a questão.

Ser livre para colocar em prática suas idéias, montar um negócio do seu jeito, escolher o ramo de atividade que mais nos atraem, todos esses são fatores que motivam as pessoas a empreender, independente de sua idade.


Nome: Oliveira
E-mail: Piedade- São Paulo
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Mas o que e um empreendedor? Como defini¬-lo?

Oliveira, acredito que boa parte da sua dúvida pode ser esclarecida pela leitura das respostas dadas às perguntas do Renato e do Zellio.

Um empreendedor é alguém que precisa ou tem vontade de fazer negócios, de trabalhar por conta própria, do seu jeito. Pode ser jovem ou não, pode ser homem ou mulher, pode ter dinheiro para colocar suas idéias em prática ou então precisar de crédito, de financiamento, de empréstimo para começar.

O que caracteriza um empreendedor, a minha percepção, é essa garra de dizer “vou fazer isso, hoje ou em breve, vou atrás do meu sonho, da concretização da minha idéia”. Acredito que essa seja uma boa definição do perfil de um empreendedor.

No Site do SEBRAE Nacional (www.sebrae.com.br) encontram-se duas descrições detalhadas das principais características do empreendedor:
1. “O empreendedor deve reunir algumas das seguintes características:
. Estar sempre à busca de oportunidades
. Iniciativa
. Persistência
. Comprometimento
. Exigência de qualidade e eficiência
. Correr riscos calculados
. Saber estabelecer metas
. Buscar informações
. Planejar e monitorar sistematicamente
. Capacidade de persuasão e de formar rede contatos
. Independência e autoconfiança
Dificilmente uma pessoa reunirá todas estas características em perfeito equilíbrio, mas é importante estar consciente de quais são suas qualidades e deficiências”.
2. “Algumas características são decisivas para quem pretende se aventurar pelo mundo dos negócios. Conheça e procure desenvolvê-las:
- Assumir riscos - Os riscos fazem parte de qualquer atividade e é preciso aprender a administrá-los. Arriscar significa ter coragem para enfrentar desafios, ousar a execução de um empreendimento novo e escolher os melhores caminhos, conscientemente;
- Aproveitar oportunidades - Tem que estar sempre atento e ser capaz de perceber, no momento certo, as oportunidades de negócio que o mercado oferece;
- Conhecer o ramo - Quanto mais você dominar o ramo em que pretende atuar, maiores serão suas chances de êxito. Se você já tem experiência no setor, ótimo. Se não tem, busque aprender através de cursos, livros, centros de tecnologia, ou até com outros empresários;
- Saber organizar - Ter senso de organização e capacidade de utilizar recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional. A organização facilita o trabalho e economiza tempo e dinheiro;
- Tomar decisões - Ser capaz de tomar decisões corretas no momento exato, estar bem informado, analisar friamente a situação e avaliar as alternativas para poder escolher a solução mais adequada. Essa qualidade requer vontade de vencer obstáculos, iniciativa para agir objetivamente, e confiança em si mesmo”.


Nome: Samuel
E-mail: Santa Cruz do Sul - RS
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O que significa Perfil do empreendedor de sucesso? Por que identificá-lo?

Samuel, já conversamos sobre o perfil do empreendedor e sobre o que costuma motivar os empreendedores.

Um empreendedor de sucesso é, em resumo, alguém que conseguiu fazer seu negócio dar certo.

Como dissemos no programa, no Brasil um negócio que sobrevive aos primeiros cinco anos de existência pode ser considerado um sucesso, não no sentido de que seus donos ficaram riquíssimos ou que a empresa está perfeita; é um sucesso porque conseguiu sobreviver à fase em que a mortalidade (fechamento) de empresas pode chegar, em alguns ramos de atividade, até a 80% - ou seja, de cada 10 empresas que abrem, 8 fecham antes de completar 5 anos.

Por que é importante conhecer o perfil desses empreendedores de sucesso, saber o que eles fizeram de certo e de errado?

Para aprender tudo o que for possível a partir da experiência deles, por exemplo:
- como eles começaram? Só tinham uma idéia ou foram atrás de oportunidades de mercado? Para saber a diferença entre essas duas situações, leia a resposta dada para a Raissa;
- se eles não tinham capital suficiente, onde e como conseguiram dinheiro para começas? Quais foram suas fontes de financiamento, de crédito?
- qual é o estilo de gestão e de liderança desses empreendedores?
- eles já tinham experiência em gerenciar empresas? Se não tinham, foram aprender, fazer cursos, se informar? Onde procuraram apoio, treinamento, orientação?
- quais foram, na opinião deles mesmos, seus maiores acertos e seus maiores erros? O que eles fariam novamente e o que não fariam mais?

É por isso que ouvir o relato desses empreendedores é tão importante. Conhecendo a história, a experiência vivida por outros, podemos aprender muito e, assim, aumentar as nossas chances de também sermos bem sucedidos em nossas iniciativas.

É claro que vamos errar, todo mundo erra – só não erra quem nada faz, quem fica parado – só que vamos cometer outros erros, porque os erros daqueles empreendedores nós já saberemos como evitar.


Nome: Raissa
E-mail: Barra dos Bugres- Mato Grosso
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Qual a diferença entre idéia e oportunidade?

A principal diferença é que uma idéia vem de dentro de você, sai da sua cabeça, e uma oportunidade é algo que está fora de você, está no mercado, e é preciso olhar e estudar os mercados para descobri-las.

Uma idéia pode ser comparada a uma invenção, um produto ou serviço novo que alguém desenvolve tecnicamente sem avaliar se haverá mercado, se alguém vai querer comprar. Às vezes sua idéia “dá certo” porque coincide com uma necessidade não atendida de algum mercado ou segmento (um “pedaço” do mercado).

Já a oportunidade de mercado existe quando a procura (demanda) por um produto ou serviço é grande, e a oferta é pequena. Esta é a definição de uma oportunidade.

Por exemplo: a população mais velha está aumentando no Brasil todo e não há produtos e serviços adequados para atendê-los. Serviços como acompanhantes de idosos para levá-los ao supermercado, a consultas médicas ou até a passeios são oportunidades – ao menos nas cidades maiores – porque há mais pessoas precisando desses serviços do que empresas ou outras pessoas oferecendo-os.

Para descobrir uma oportunidade na sua região, olhe à sua volta e analise: o que falta na sua cidade, na sua comunidade? Muitas pessoas gostariam de acessar a internet, mas não tem computador? Pode ser interessante abrir um local onde essas pessoas possam satisfazer essa necessidade, mas não pare por aí. Para fazer com que as pessoas fiquem mais tempo e/ou usem mais seus serviços, avalie se é interessante oferecer, também, serviços como copiadora, impressão, transmissão de fax ou então ter um “canto do café”, com café, refrigerantes e alguns petiscos.

O importante é olhar para o mercado, perceber as oportunidades e, aí sim, desenvolver a sua idéia para aproveitar essa oportunidade.


Nome: Ameli
E-mail: Pirai - Rio de Janeiro
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Quais os fatores para os quais o novo empreendedor deve estar atento? Como reconhecer uma oportunidade?

Ameli, a resposta acima já esclarece sobre oportunidades de mercado.
Vamos complementar aqui o raciocínio com os fatores que um potencial empreendedor deve analisar e como ele pode fazer isso.
Em primeiro lugar, é preciso olhar à sua volta, olhar para sua cidade, sua região, seu bairro e ver o que está acontecendo, o que está faltando ou que tipo de negócio já existe, mas não satisfaz aos consumidores. Tudo isso vai te dizer se existem clientes em potencial, ou seja, pessoas ou empresas que poderão se interessar por um determinado produto ou serviço que você venha a oferecer.
Se você já tem uma idéia ou sabe fazer alguma atividade, comece procurando “vazios” no mercado que se encaixem nessas idéias/oportunidades, pois é mais simples começar um negócio que te atraia ou que você domine em termos de produção.
Em segundo lugar, aponto algumas formas de direcionar essa análise do mercado. Vale andar pelas redondezas, entrar em lojas que tenham produtos semelhantes ou concorrentes, fingir que vai comprar alguma coisa, enfim, ir conhecer de verdade como a sua região está sendo atendida.
Tão importante quanto conhecer ao vivo os seus potenciais concorrentes é levantar informações sobre o potencial de mercado, ou seja, o tamanho que esse mercado pode ter. Dependendo do que você quiser fazer, haverá dados disponíveis e gratuitos no site do IBGE (www.ibge.gov.br), do SEBRAE (Nacional ou do seu estado – www.sebrae.com.br), do SENAC (Nacional ou do seu estado - www.senac.com.br), na prefeitura da sua cidade, nas Associações Comerciais e nas associações e sindicatos do tipo de produto/serviço que você pensa em fabricar/vender.
Em terceiro lugar, leia muito a respeito, aprenda tudo o que puder, procure cursos gratuitos ou de baixo custo (presenciais ou à distância, pela internet) e vá a palestras, feiras e todo tipo de local onde clientes e concorrentes possam estar reunidos.
Uma vez que sua idéia tenha sido confirmada como uma oportunidade, o quarto e fundamental passo é montar um plano de marketing e de comunicação e, a partir daí, fazer as contas, ou seja, verificar quanto você terá que investir, quais as perspectivas de retorno do investimento e – muito, muito importante – quanto tempo você vai ter que sustentar seu negócio e sua casa sem tirar um real da empresa. Este último fator – o período que leva até que o empreendedor possa retirar dinheiro da empresa – muitas vezes é esquecido e acaba levando à descapitalização do negócio e à sua quebra, engrossando as estatísticas de fechamento das empresas antes dos cinco anos de existência.

Nome: Paula
E-mail: Rio Vermelho- Santa Catarina
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Sempre ouço meu pai falar e não sei o que são business angels.

Um business angel (ou, em português, investidor anjo) é uma pessoa ou empresa privada (ou seja, que não tem ligação com o governo) e que investe capital (dinheiro) para viabilizar a abertura ou financiar o crescimento de novos negócios de idealizadores (empreendedores) que não têm condições financeiras. Além de investir capital, os business angels também compartilham seus conhecimentos e sua experiência em aspectos como gestão da empresa e liderança, já que apenas dinheiro não garante o sucesso de um novo negócio.

A presença de business angels no Brasil é mais freqüente junto a empresas novas que têm idéias diferenciadas, que desenvolvem produtos e serviços inovadores, tecnológicos ou então que poderão gerar benefícios sociais.

No seu estado existe a Associação de Business Angels de Florianópolis (http://www.floripaangels.org), que se define como “uma instituição com foco regional, que busca conectar empreendedores de empresas recém-criadas ou em fase pré-operacional e seus associados, investidores privados e informais”.

Sugiro que navegue pelo site para conhecer mais sobre o assunto.

Para todos os interessados, no link http://www.resultson.com.br/site/pocket/anjos-brasileiros/ há uma matéria bem completa sobre o tema.


Nome: Jamile
E-mail: São Sebastião do Paraíso - Minas Gerais
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Tenho 13 anos, sempre ouço este termo O que significa o termo empreendedorismo?

Nome: Hamir
E-mail: Plano Piloto- Brasília
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Gostaria de vcs me esclarecem que e empreendedorismo?

Jamile e Hamir, há várias definições para empreendedorismo, escolhi três para esclarecer o tema.

No site Wikipedia, define-se empreendedorismo como a “característica daquele que tem habilidade para criar, renovar, modificar, implementar e conduzir empreendimentos inovadores”.

No site do Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas no Estado de SP, encontramos outra definição interessante:

“O empreendedorismo é um processo que faz com que uma pessoa, que tenha formação superior ou não, se capacite, muitas vezes por intuição, a desenvolver um negócio próprio. Isso tem tudo a ver com o desejo dessa pessoa em distinguir-se pelo seu status ou por ver realizada uma idéia sua. Isso tem tudo a ver com a cultura da pessoa. O empreendedorismo é algo que a gente ensina, para ajudar a desenvolver na cabeça das pessoas o desejo de criar algo novo, de lançar um serviço novo, de fazer algo diferente do que as pessoas vêm fazendo. Pode-se até dizer que, em boa parte, essa aspiração pelo novo é inata, isto é, a pessoa já nasce com esse impulso empreendedor. Isso é o que explica ‘n’ casos de pessoas que não tiveram formação especial, que não vinham de famílias abastadas e que acabaram criando negócios, que se tornaram verdadeiros impérios, como por exemplo, Samuel Klein (Casas Bahia), os Diniz (Pão de Açúcar), os Matarazzo (indústrias). Muitas vezes, a análise da vida de muitos empreendedores revela que foram empregados de alguma empresa, mas em determinado momento encontraram um jeito especial, diferente, de analisar um serviço, de conceber um produto, descobrir um nicho ou um segmento onde poderia sair vencedor”.

Para ler a matéria completa sobre empreendedorismo, acessem o link http://www.sinprorp.org.br/canal/Canal126/artigo1.htm

Finalmente, segue-se uma definição do SEBRAE Nacional (www.sebrae.com.br): “Empreendedorismo é o ato de criar e gerenciar um negócio, assumindo riscos em busca de lucro”.

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